12 de maio de 2012

Materia publicada no jornal Três


Envelhecemos todos os dias desde que nascemos... É o único caminho que temos para não morrermos jovens.  E ao decorrer de nossa vida, enquanto envelhecemos, acumulamos sabedoria, experiências, vivencias de épocas que não voltam... Trazemos em nossa lembrança os encantamentos de uma juventude que passou sem ser notada, da beleza da mesma, escondida hoje atrás de rugas. Sabedoria esta que ninguém poderá nos tirar.  
Pesquisas comprovam  que a expectativa de       vida em todo mundo cresceu em 19 anos, hoje uma a cada dez pessoas tem 60 anos ou mais, o numero de centenários aumentara em 15 vez em 2050. Sabendo disso, no mínimo temos que refletir sobre     a idade em  todos os aspectos.  Temos que nos preocupar quanto ao futuro....pois seremos um pais de idosos.   Caso não nos preparamos  para  isto,  não haverá instituição para alojar e cuidar de todos.     Temos que ter consciência de que idade  não e sinônimo e  incapacidade.   Temos que  promover a reintegração de nossos idosos ,  promovendo atividades, dinâmicas, viagens, criando autonomia e participação efetiva dentro da sociedade que vive. É comprovado que quanto mais atividade a pessoa idosa tem, quanto mais participativa, menos doença e menos remédio.  
O Lar São Thomé dos Velhinhos foi criado legalmente em 08/05/1992 mais já atuava nas atividades sociais há uns 10 anos antes, ajudando pessoas desamparadas e esquecidas por seus familiares e até mesmo os que não têm família. O Lar atende a idosos e também pessoas portadoras de deficiência, oferecendo aos mesmos, oportunidades de melhorar a sua qualidade de vida, proporcionando calor humano, buscando cada vez mais o conforto e dignidade aos seus internos. Por acreditar que a cidadania se constrói em todas as idades enaltecemos a importância dos nossos idosos, responsáveis por tudo que temos e usamos hoje, contudo a entidade criou um ambiente familiar, livre, com as características do cotidiano de um lar, longe de ser um alojamento, por isso um dos objetivos da Entidade é o de oferecer uma vida normal, além de dar a estes, tratamento adequado de acordo com as suas necessidades. Hoje a Entidade atende a 13 idosos e portadores de deficiência, que recebem carinho e atenção especial, sendo oferecido a todos eles uma vida de qualidade. O principal problema enfrentado pela entidade é a escassez de recursos financeiros, sendo que o Lar São Thomé dos Velhinhos vive hoje de 70% dos benefícios previdenciários dos internos e de doações voluntarias e a  subvenção Municipal, precisando assim de muita coisa, que os recursos financeiros atuais não podem atingir. Temos muitas metas e objetivos a cumprir, mas só as conseguiremos com a ajuda de projetos sociais e com doações de pessoas realmente preocupadas com o lado social e assistencial a quem mais precisa. 
Estamos atendendo a todas as exigências, não só por que elas foram impostas, mas sim pelo zelo ao Lar e aos idosos que ali residem, bem como todos os outros que não se enquadram na condição de idoso. O nosso intuito principal é fazer todas as adequações necessárias, impostas pelo CRAS da cidade de São Thomé das Letras, segundo relatório de visitas e também pela Vigilância Sanitária, muitas dessas exigências já foram cumpridas, mais há muitas que precisam da parte financeira e não estamos tendo nem condições necessárias de manter a entidade como se deve muito menos realizar essas outras exigências. 
Como já é de conhecimento assumimos a diretoria da entidade há pouco tempo  e estamos trabalhando muito para fazer tudo o que tem que ser feito e até bem mais para a garantia e respeito dos direitos dos internos de nossa instituição, bem como sua vida, saúde, integração com a sociedade e o principal o bem estar de cada um, para que eles não se sintam em um asilo, mas sim em um lar e que façam jus ao nome da instituição, que seja o lar de cada um, a casa de cada um, junto com uma família que somos nós diretoria, comunidade, poder publico, e tantos outros, pois todos nós temos deveres para com os idosos e portadores de deficiência. E assim estamos querendo somente o bem de cada um  e principalmente ajudar a manter essa instituição que já funciona neste município há anos, apesar do pouco tempo de gestão, já conseguimos muitas coisas, como aquecedor solar e troca dos chuveiros, pedido este inicializado pela antiga gestão, participação do curso de gestores e cuidadores de idosos oferecido pelo Servas, participamos de vários projetos sociais, dentre eles o furnas social, do sistema Eletrobrás, pedimos titulo de utilidade publica estadual que já esta em fase final, certificado de entidade beneficente e de assistência social, CEBAS, junto ao ministério do desenvolvimento social, o que nos isentará de varias contribuições que a entidade paga hoje. Solicitamos doações para o Servas e para varias outras empresas e entidades,  como o Pró Vida, onde estamos prestes a ser contemplados, faltado apenas a escritura da entidade  que já esta sendo providenciada, para que possamos participar da Solenidade onde será entregue materiais de contrição, moveis e possivelmente uma sala de fisioterapia e também protocolamos pedido de ajuda junto a assembléia legislativa de Minas Gerais, por meio do Deputado, Ulysses Gomes, que fará um pedido de emenda, para ajudar a nossa entidade e se der certo, a nossa entidade ganhará uma ajuda para reforma e construção do anexo, bem como para compra dos moveis novos, mas isso só se fará por meio de repasse para a prefeitura de nosso município, em virtude de ser ano político a assembléia não pode repassar diretamente para a entidade, ela repassa para a prefeitura e a prefeitura repassa para a entidade. 
Conclamamos a sociedade São-tomeense a participar mais ativamente da vida de nossos moradores do Lar, e também a acessar o blog do lar no endereço eletrônico onde postamos os balanços mensais, eventos, doações que foram realizadas, para que nossa gestão seja mais transparente possível.