4 de janeiro de 2013

Doação um ato de amor



Tanto a nossa Constituição Federal de 1988 quanto a Lei 10.741, de 2003 (Estatuto do Idoso) se preocuparam em proteger e amparar o Idoso. Vejamos o que a legislação preconiza:

“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”(Lei Federal 10.741/2003)

Entretanto, muito antes disso, ou seja, por volta de 1990 um grupo de pessoas da sociedade são Vicente de Paulo e da paróquia São Tomé, criou legalmente o LAR SÃO THOMÉ DOS VELHINHOS, numa demonstração exemplar de que para se defender, amparar e cuidar de pessoas idosas e ou deficientes não é necessário à existência de lei em sentido formal. É bastante a lei do coração e o regulamento da consciência, sendo que antes da criação legal e da nova sede da entidade o chamado asilo, já funcionava há muito tempo antes em local de propriedade da igreja, o chamado asilo velho, sendo transferido para a sede onde se encontra até hoje após a inauguração do novo prédio.
Por ser a única instituição do município a atender e abrigar idosos, tanto do nosso município, quanto de municípios vizinhos e até de outros estados, a instituição de longa permanência para idosos Lar São Thomé dos velhinhos é hoje uma referência municipal e regional, fazendo jus aos comentários elogiosos de todos aqueles que o visitam.
Recentemente, porém, a coordenadoria de Vigilância Sanitária em visita técnica á instituição constatou que muita coisa precisa ser trocada e feitas adequações e melhorias na entidade, assim como dispõe normas regulamentadores da ANVISA, para instituições desse porte. A situação constatada pela coordenadoria de vigilância sanitária, que já estava sendo percebida pelos dirigentes, e mesmo nas gestões anteriores por visitas já feitas por esse órgão, alertou para a urgência de se pensar no correto funcionamento das instalações. Para se adequar as normas, entretanto, se faz necessária a aquisição de materiais para a sua reforma e também para a mão de obra.  A pretensão, porém, esbarra-se na indisponibilidade de recursos financeiros, uma vez que a entidade se mantém com uma mensalidade de cada interno, correspondente a 70% do beneficio previdenciário de cada um, conforme dispõe a lei 10.741/2003 e também por uma subvenção da prefeitura municipal no valor de R$ 1.000,00, sendo que a entidade também busca outros tipos de atividades para estar se mantendo, realização de bazar com roupas doadas, eventos e festas, mesmo assim os valores não são suficientes para a manutenção da entidade. Assim sendo, a única alternativa seria desenvolver uma campanha objetivando angariar recursos para viabilizar essa reforma na entidade.
Já pensando nessa reforma de acordo com as normas da vigilância sanitária, pedimos ajuda a outra instituição, a Pro Vida – central geral do dizimo, e fomos selecionados para sermos beneficiados. Após visitas e entrevista feita por essa instituição pedimos os materiais de construção para a reforma da entidade, os quais nos foram doados, bastando somente agora, depois que todos os materiais chegarem, começarmos a reforma, mais para que isso aconteça é preciso pagar a mão de obra, que não é barata e o Lar São Thomé dos Velhinhos não tem condições de arcar com isso, precisando assim da ajuda de pessoas, empresas e instituições preocupadas com o lado sócio assistencial a quem mais precisa. Nós gestores da instituição, já pensamos em varias formas de como conseguir essa ajuda, mas não é fácil, ainda mais por sermos todos voluntários na instituição e termos os nossos afazeres.
Sabemos que são POUCOS  os que podem contribuir com muito, por esse motivo o ideal é que MUITOS possam contribuir com pouco, algo em torno de R$ 2,00(dois reais). Nada impede, entretanto, que cada um colabore de acordo com suas posses.
Portanto, é hora de se adicionar qualidade a estes anos a mais que serão vividos. Vamos mostrar que os sentimentos de amor podem superar quaisquer obstáculos.
E o mais importante: aqueles idosos que se abrigam no Lar São Thomé dos Velhinhos representam nada mais nada menos que OS PAIS E AS MÃES DE TODOS NÓS e o mínimo que podemos dar-lhes nesse final de jornada é um pouco da nossa gratidão, com respeito e amor.
Esperamos contar com sua ajuda e colaboração para que a nossa campanha tenha êxito.


Administração do Lar São Thomé dos Velhinhos
                                                                       Gestão 2011/2013